Você já pensou na aposentadoria como caminho para o empreendedorismo? Por conta do fator longevidade, é natural as pessoas buscarem alternativas para garantir renda por mais tempo.
Você acha que é hora de desbravar este caminho? Primeiro, verifique se você tem perfil para o empreendedorismo, respondendo a algumas questões simples, como:
- Tem condições de se dedicar integralmente?
- Como você se relaciona com as pessoas?
- Você sabe lidar com dinheiro?
- Qual seu grau de aversão a riscos?
- Você se considera organizado e rápido na tomada de decisões?
Depois, para colocar suas ideias em prática, é importante seguir alguns passos para colocar suas ideias em prática:
- Verifique a viabilidade do negócio: antes de dar entrada na papelada para abrir sua empresa, avalie se sua ideia é mesmo viável. Para isso, seja racional, imparcial e colete informações que darão subsídio à elaboração do plano de negócios, documento que ajuda a tornar a empresa realidade.
- Apure informações: você precisa conhecer muito bem o terreno no qual está pisando. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis.
- Atenção às finanças: identifique se o projeto lhe trará retorno financeiro. Dê um passo por vez e procure ser realista na hora de prever os custos de implantação e o retorno do investimento. Estabeleça também um prazo para que este retorno comece a acontecer de fato.
- Capriche na organização: crie seus métodos de controle e planeje cada passo com o máximo critério.
Força da terceira idade no empreendedorismo
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), há no Brasil em torno de 1,8 milhão de empreendedores na terceira idade, representando em torno de 7% de todos os empreendedores brasileiros.
Ainda segundo o Sebrae, os donos de pequenos negócios, com 65 anos de idade ou mais, são os que, proporcionalmente, mais empregam no País, e os que possuem mais empregados: 29% desses empregadores têm, em suas empresas, seis ou mais funcionários.
Os empreendedores da terceira idade são os que mais se dedicam ao seu negócio: 99% deles têm sua empresa como única atividade. Deste público, 92% têm sua empresa há mais de dois anos. E mais: 73% dos empreendedores da terceira idade são chefes de família.