Saiba mais sobre inovação tecnológica e bons negócios!
Toda empresa precisa pensar em inovação tecnológica? A resposta é sim! Em menor ou maior grau, todos os empreendimentos devem buscar soluções que tornem seu trabalho muito mais ágil, a um menor custo e com qualidade melhor, por exemplo.
A inovação tecnológica não está somente na produção, mas na forma de se comunicar, divulgar sua empresa, oferecer e vender produtos, atender seus clientes. Está no controle de processos, na gestão de dados importantes para sua empresa. Está por toda parte!
2020 foi um ano marcado pela transformação digital e você precisa identificar formas de seguir este movimento, buscando se fortalecer no mercado e continuar crescendo.
Confira alguns pontos a considerar para avançar em inovação tecnológica:
- Identifique as necessidades da sua empresa: cada empreendimento tem sua forma de funcionar, suas características e processos que podem ser melhorados. Vale fazer uma análise minuciosa das necessidades, identificando prioridades.
- Estude as soluções do mercado: comece a analisar as soluções que você mesmo consome na sua rotina e avalie se todas têm sido eficientes, ou se é possível imaginar algo melhor. Essa é uma chance de participar do mercado, satisfazer uma demanda dos consumidores, e lucrar!
- Trabalhe em equipe: invista em um time bom de pesquisa, que busque inovação tecnológica, permitindo a você manter todos os processos da empresa em pleno funcionamento.
- Conheça muito bem seu cliente: um empreendedor que conhece bem o seu cliente não apenas encontra os melhores meios de satisfazê-lo, como também tem oportunidades de descobrir outros problemas e propor novas soluções.
- Use a tecnologia para se fazer presente: Confira algumas alternativas para manter proximidade com seus consumidores: telefone; redes sociais; e-mail; apps de mensagem instantânea; fale conosco no site, blog.
- Observe a concorrência: uma forma de obter ideias de soluções criativas é observar iniciativas de concorrentes, criando suas próprias ações, através de erros e acertos do mercado.
- Capacite-se: invista em capacitação , tanto para você quanto para sua equipe. O desenvolvimento de novas habilidades, o conhecimento e a informação são fundamentais para quem quer inovar.
Covid-19 e a transformação digital
Segundo “Estudo sobre a reação e os planos de investimentos em softwares das PMEs após a Covid-19”, realizado em maio, pela plataforma Capterra/Gartner. 63% dos gerentes responsáveis pela compra de softwares das empresas consultadas afirmaram que seus negócios tiveram que adotar novas ferramentas como resposta à Covid-19.
Outra pesquisa Capterra, divulgada em abril, apontou que 43% das PMEs brasileiras, com até 250 funcionários, adotaram novas tecnologias para possibilitar o trabalho à distância e evitar prejuízos.
Para muitas empresas, a crise representou uma aceleração do processo de transformação digital, o que inclui um melhor uso da tecnologia, a introdução de novas tecnologias e softwares nos negócios e a criação de novos modelos de negócio digitais.
Entre as principais ferramentas já adotadas, ou previstas nos planos das empresas, estão:
- Programa de assistência remota: 57%
- Software de atendimento via chat: 50%
- Software de videoconferência: 48%
- Software para e-commerce: 31%
- Software de colaboração: 29%
- Software de gestão de projetos: 28%
- Software de delivery: 24%
- Software para entrevista de emprego por vídeo: 22%
- Software de Recursos Humanos: 19%
Links úteis:
Acesso às Pesquisas Capterra/Gartner
https://www.capterra.com.br/blog/1450/home-office-nas-empresas
https://www.capterra.com.br/blog/1570/gestao-de-continuidade-de-negocios
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.