Como tornar minha empresa mais digital em 2021?
A digitalização dos pequenos negócios deve avançar ainda mais até 2022. Isso porque, nos próximos dois anos, os empreendimentos afetados pela pandemia de Covid-19 devem retomar suas atividades usando ainda mais a tecnologia, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Pensando neste cenário, e já projetando suas realizações rumo a 2021, qual é a realidade da sua empresa hoje? Está avançando no mundo digital?
2021 mais digital
Seja qual for o seu segmento, há sempre formas de implementar a digitalização, que pode ocorrer no ritmo que você considerar mais conveniente. O importante é não ficar parado!
Com algumas plataformas digitais, você pode ter um controle maior dos serviços que realiza, dos produtos que fabrica ou comercializa, de seus fornecedores, clientes, parceiros e do seu quadro de funcionários.
Para que todo este processo alcance bons resultados, é necessário conhecer muito bem as atividades da sua empresa, suas necessidades e limitações. De nada adianta investir em recursos tecnológicos caros e sofisticados de difícil aplicação no dia a dia se a sua equipe não estiver preparada, por exemplo. Por isso, é recomendado contar com ajuda especializada na implementação, ou mesmo buscar capacitação antes de começar.
Marque presença no mundo online
A empresa deve incluir como meta avançar no Marketing Digital, que tem como objetivo utilizar os canais digitais disponíveis para divulgar melhor sua empresa, seus serviços e/ou produtos. Lembre-se: é necessário se destacar, tornar seu produto ou serviço atraente e relevante para os consumidores que, hoje, têm inúmeras opções, com apenas uma breve busca na internet.
E como fazer para garantir espaço para seu comércio no mundo online? Aqui você confere algumas dicas:
- capriche na captação: procure atrair consumidores para realizarem a primeira compra na sua loja online.
- busque conhecer o comportamento dos seus clientes na hora da compra.
- verifique os produtos que você vende, considerando qualidade, preço e utilidade, por exemplo. Procure diversificar, mas sempre atento ao perfil do seu público-alvo.
- caso trabalhe com produtos sujeitos à sazonalidade (roupas de praia, cobertores, artigos de lã, etc.), identifique formas de cativar seu público o ano todo.
- faça com que o consumidor se sinta único e especial, com atendimento personalizado.
- ofereça integração entre os diferentes canais digitais.
- inove: ofereça produtos ou serviços novos no mercado para conquistar a atenção dos consumidores.
- anuncie e confira os resultados: experimente diferentes palavras-chave em anúncios para refinar sua segmentação e aumentar suas conversões.
- utilize as redes sociais como interação.
- incentive a indicação: um cliente satisfeito pode ajudar, e muito, a divulgar o seu negócio!
A força do Marketplace
Além de desenvolverem seu próprio site de vendas, os empreendedores podem utilizar as plataformas de Marketplace, não necessitando assim ter um domínio próprio, reduzindo custos.
Marketplace é uma plataforma que funciona como um shopping center virtual, reunindo diversas marcas, produtos e serviços em um único site. Para os consumidores, oferece praticidade na hora das compras. Já para os empreendedores, oferece visibilidade, segurança, oportunidade de ampliar vendas e conquistar novos clientes com custos reduzidos de publicidade.
Limitação de Responsabilidade
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