A transformação digital, que já vinha ocorrendo no setor varejista, teve um salto em 2020 por conta da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social.
Ao mesmo tempo em que o mundo digital foi adotado até pelos consumidores mais resistentes à tecnologia para realização de compras com segurança, o e-commerce garantiu ao varejo formas de manter suas vendas.
Marcar presença no mercado online se tornou essencial, até mesmo para as lojas de menor porte, levando-as à experiência de transitar entre o espaço físico e o virtual para se manterem competitivas.
Salto da transformação digital
Mesmo antes da crise provocada pelo coronavírus, o varejo brasileiro já vinha abraçando a transformação digital. De acordo com a 2ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com o OasisLab, em abril de 2020, 38% dos varejistas já possuíam iniciativas formais para investimentos estratégicos digitais em pessoas, processos e tecnologias, um aumento de 65% em relação à edição anterior do levantamento, realizado em 2019.
O principal resultado positivo dos investimentos em transformação digital foi o aumento das vendas, citado por 92% dos entrevistados (62% tinham impulsionado seu faturamento por meio da transformação digital na edição anterior do estudo).
O estudo também indica que o varejo passou a observar uma maior vantagem competitiva por meio de seus investimentos em transformação digital, além de reduzir custos e melhorar a experiência do consumidor.
Reação dos varejistas à pandemia
Relatório do Think with Google, divulgado em setembro de 2020, mostra como os varejistas brasileiros reagiram à pandemia. Apesar da queda dos indicadores de vendas do varejo nos meses de crise, a maioria dos varejistas brasileiros foi capaz de colher resultados positivos em suas lojas digitais.
Confira alguns destaques da pesquisa:
- Aumento de 112% de pedidos online: mais que dobrou o número de tickets online emitidos no 2º trimestre de 2020 (82,8 milhões) em relação ao mesmo período de 2019 (39 milhões).
- Aumento de 104% do faturamento do e-commerce: de R$ 16,2 bilhões no 2º trimestre de 2019 para R$ 33 bilhões no 2º tri/2020.
- Participação de novos e-shoppers: participação de 24,2% de novos e-shoppers, sobre o total de vendas.
Expansão do e-commerce
O e-commerce segue em expansão no Brasil. No mês de dezembro de 2020, as vendas registraram alta de 53,83%, em relação ao mesmo período de 2019. Já o faturamento, considerando a mesma comparação, teve crescimento de 55,74%.
No acumulado do ano, as vendas tiveram crescimento de 73,88%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.
Tendências para 2021
Em 2021, 49% dos consumidores pretendem mesclar suas compras entre ambientes online e lojas físicas. Em 2019, esse número era de 29%, segundo a pesquisa “Jornada Omnichannel e o Futuro do Varejo”, feita pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, no mês de agosto de 2020.
De acordo com o estudo, a jornada de compra omnichannel ganha evidência. Familiarizado com novos canais, o consumidor demonstra sua intenção de transitar entre o online e offline com frequência no futuro, aderindo cada vez mais ao e-commerce, optando por canais de compra alternativos e por uma experiência híbrida.
Em 2021, segundo a pesquisa, 48% das pessoas pretendem aproveitar para comprar tudo aquilo do que vêm se privando durante a crise e 84% estão na expectativa de encontrar boas ofertas.
A mesma pesquisa revela que, em 2021, 52% dos consumidores pretendem comprar online e retirar nas lojas físicas; 50% esperam poder contar com serviços alternativos como drive-thru nos shoppings; e 52% esperam poder continuar consumindo pelo Whatsapp e Instagram.
Links úteis:
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
http://sbvc.com.br/
http://sbvc.com.br/transformacao-digital-estudo-2020/
2ª Edição Estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”
https://oasislab.com.br/download-da-2a-edicao-do-estudo-transformacao-digital-no-varejo-brasileiro/
Pesquisa Google
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/estrategias-de-marketing/search/decadas-em-semanas-a-migracao-do-consumo-brasileiro-para-o-digital/
Estudo MCC
https://www.mccenet.com.br/indice-de-vendas-online
Pesquisa Jornada Omnichannel
http://conteudo.socialminer.com/omnicanalidade-futuro-do-varejo