Visa anuncia que pretende participar da Libra Association
As últimas décadas trouxeram mudanças impressionantes na indústria de pagamento. A ascensão da internet, a proliferação de dispositivos móveis e a explosão da conectividade móvel transformaram a experiência de compra e venda. Os pagamentos estão livres das limitações da infraestrutura fixa, com cabos, o que permite que consumidores das localidades mais remotas do mundo tenham acesso à economia digital.
A Visa liderou a migração para os pagamentos eletrônicos nos últimos 60 anos. Temos orgulho do progresso que alcançamos, ao lado de clientes e parceiros. Mesmo com todo esse sucesso, ainda temos muitas oportunidades e muito trabalho pela frente. É por isso que a Visa inova continuamente para expandir o alcance dos pagamentos digitais a todos, em todos os lugares.
Estamos especialmente focados em:
• Melhorar a experiência de pagamento – facilitando o processo de pagar por aproximação, com um cartão ou dispositivo móvel, para que os pagamentos sejam efetuados e recebidos com mais rapidez. Isso inclui a Visa Direct, plataforma rápida e segura para o envio fácil de fundos, com um toque de botão.
• Expandir o acesso a mais pessoas e lugares – a Visa está habilitando pagamentos com código QR para superar desafios de infraestrutura em economias emergentes. Esse serviço da Visa permite que os portadores de contas Visa usem o próprio celular para enviar pagamentos a comércios, pagar contas remotamente e até enviar fundos a amigos e familiares – tudo isso, por meio da leitura de um código QR.
• Habilitar transações além do cartão plástico e ponto de venda – por meio de transações B2B (entre empresas), P2P (entre pessoas físicas) e pagamentos digitais tokenizados para IoT e internet móvel. Além de criar uma mentalidade de comércio a qualquer momento, em qualquer lugar, a ascensão do celular permitiu o surgimento de novidades como a “economia gig” que, nos EUA, representa mais de um quarto da força de trabalho e cria um mundo de novos casos de uso para os pagamentos e a tecnologia da Visa.
• Investir em parcerias e aquisições para ampliar nosso alcance – por meio da aquisição da Earthport e de parcerias e investimentos em empresas como Stripe, Marqeta, Square e Klarna.
• Explorar novas tecnologias com potencial de promover os pagamentos digitais – isso é feito por meio de pesquisas nas bases de tecnologias existentes, emergentes e bleeding-edge.
Fazer parcerias para ampliar nosso alcance
Todos esses esforços têm origem em nossa missão – conectar o mundo e promover a prosperidade de indivíduos, empresas e economias. Tendo em mente nossa missão e estratégia macro, a Visa anunciou hoje que pretende participar da Libra Association, um grupo de empresas, entidades sem fins lucrativos e instituições acadêmicas que administrarão a Libra, um novo tipo de moeda digital. A Libra utiliza uma nova tecnologia de blockchain e seu valor será alinhado a uma reserva de ativos financeiros de baixa volatilidade. Essa mesma reserva servirá para respaldar a nova moeda digital.
Moedas digitais como a Libra podem oferecer novos caminhos para o fim da dependência do dinheiro em papel e acelerar a entrada de um grupo de consumidores não bancarizados, estimado em 1,7 bilhão de pessoas, no sistema financeiro formal. É por isso que estamos interessados em entender melhor da Libra Association e, possivelmente, contribuir para seu desenvolvimento.
Vemos uma oportunidade de influenciar decisões e levar expertise aos clientes da Visa e ao ecossistema de pagamento. Queremos contribuir com nossa expertise em segurança, interoperabilidade e aceitação e nosso foco em privacidade e confiança.
O espaço das moedas digitais ainda está engatinhando e não sabemos como os consumidores ou os estabelecimentos comerciais vão querer usá-las. Nossa participação na Libra Association e em outros projetos de moeda digital reflete nosso espírito de abertura, curiosidade e nossa humildade em reconhecer que ainda há muito a aprender. Estamos ansiosos para contribuir com essa e outras iniciativas para ampliar nossos esforços de conectar pessoas e comunidades do mundo todo com segurança e empoderá-las.
Terry Angelos é vice-presidente sênior e diretor global da área de Fintechs da Visa.
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