Encomendado pela Visa e intitulado The State of Contactless Payments in Latin America (O Estado dos Pagamentos Sem Contato na América Latina), o documento técnico de 40 páginas explora, em profundidade, os principais desafios à adoção de pagamentos com essa tecnologia na região. A seguir, algumas de suas principais conclusões e dados relevantes sobre América Latina e Brasil:
- Os pagamentos contactless ainda estão em estado inicial na América Latina e menos de 1% das transações com cartão presente são realizadas com um método de pagamento sem contato;
- Os cartões com a tecnologia de pagamento sem contato são o melhor meio de pagamento para os bancos terem acesso a essas transações em dinheiro, pois oferecem uma experiência de pagamento rápida, sem atrito e segura;
- O Brasil foi um dos pioneiros na implentação da tecnologia contactless na região assim como também foi o primeiro a lançar os cartão com chip em 1996;
- Muitos adquirentes iniciaram ou já concluíram a atualização de seus terminais POS para aceitar pagamentos sem contato, sendo que a penetração nos principais mercados da região varia de cerca de 37% no Peru a quase 75% no Brasil;
- Os emissores brasileiros estão alinhados com a Visa e trabalhando para a emissão em grande escala;
- Para que os pagamentos contactless ganhem escala, a indústria de pagamento da América Latina precisa trabalhar coletivamente para:
- Emitir cartões de crédito e débito com a tecnologia de pagamento sem contato;
- Garantir a presença de uma rede de aceitação eficiente;
- Treinar e motivar estabelecimentos comerciais adequadamente;
- Ensinar aos consumidores os benefícios e a utilidade dos pagamentos sem contato.
- Se o ecossistema de pagamento da América Latina não convergir para a tecnologia de pagamento sem contato, é possível que a concorrência entre no mercado com um padrão alternativo – como os códigos QR –, o que tornaria obsoleto o sistema POS e debilitaria toda a infraestrutura de pagamento baseada em POS da região.
O documento State of Contactless Payments in Latin America é voltado principalmente para profissionais de pagamento e instituições financeiras e tem por objetivo informar o que é a tecnologia contactless.
“Os pagamentos sem contato possibilitam uma experiência de pagamento mais rápida para substituir o uso de dinheiro e são a base de novos usos de pagamento, pois combinam tokens, biometria, NFC e outras plataformas disponíveis para melhorar a experiência de usuário”, diz Ricardo Tafur, vice-presidente de Produtos de Consumo da Visa para a região América Latina e Caribe.
O State of Contactless Payments in Latin America está disponível no site da AMI e pode ser baixado gratuitamente.
Sobre a Americas Market Intelligence
A Americas Market Intelligence (AMI) é a empresa líder em inteligência de mercado e estratégia na América Latina, oferecendo insights de pesquisa poderosos para que as empresas tenham sucesso em uma grande variedade de verticais na região, entre os quais, pagamentos, cuidados com a saúde, mineração, petróleo e gás, infraestrutura, produtos de consumo e o setor industrial. Seus relatórios de pesquisa customizados são fundamentados por dados e oferecem clareza e direção de longo alcance embasada em fontes especializadas.