A maioria das consumidoras brasileiras ainda não está atenta à prevenção contra fraudes no mundo virtual, apesar de 85% delas afirmarem se preocupar com o tema segurança. Um dos pontos que chamam a atenção no recorte de estudo da Visa ‘Back to business - Edição Mulheres’, realizado com consumidoras em nove países, incluindo o Brasil. Os dados apontam que, mesmo com o aumento de compras no e-commerce, muitas dessas mulheres ainda não se preocupam em relação ao uso de suas informações pessoais ou evitam cair em golpes online.
Menos da metade das consumidoras participantes da pesquisa realmente adotou medidas para se prevenir, com destaque para algumas dessas ações afirmadas por elas:
- Atualização do sistema de segurança dos seus dispositivos (42%);
- Variação de senhas em diferentes sites ou uso de sistema de gestão de senhas (38%);
- Atenção redobrada nas transações e atividades suspeitas (37%);
- Ativação para recebimento de alertas de compras no celular (32%);
- Alteração de senhas virtuais com regularidade (31%);
- Checagem proativa da segurança da url dos sites que acessam (27%);
- Seleção das lojas que efetuam compras online (26%);
- Habilitação do modo duplo de autenticação de seus dispositivos (12%)
Do total dessas brasileiras, apenas 3% responderam não ter feito nenhuma compra online próximo ao período da análise, em novembro de 2020, e 12% sinalizaram não adotar nenhuma medida de segurança. O estudo mostra ainda que, quando questionadas sobre suas responsabilidades ao cair em um golpe cibernético, somente 16% delas se assumem culpadas por se envolver em algum tipo de fraude.
A pesquisa também ouviu empreendedoras de PMEs e identificou que 43% delas consideram que o investimento em softwares de gerenciamento de segurança contra fraudes em seus sites seja necessário para atender às expectativas do consumidor de hoje. Para 70% delas, questões como fraude podem preocupar seus clientes, o que têm sido um obstáculo para que implementem uma nova comunicação para vender seus produtos ou serviços. Para elas, por receio de seus clientes, é desafiador implantar:
- Anúncios em redes sociais (44%);
- Email marketing (37%);
- Ofertas gratuitas (33%);
- Ofertas de referência para clientes atuais (23%);
- Eventos virtuais (19%)