A parceria entre o Banco de Brasília S.A. (BRB) e a Visa, oferecendo as soluções de cartões pré-pagos de desembolso de fundos, disponibilizou benefícios de forma descomplicada, fácil e segura à população de baixa renda do Distrito Federal (DF). Os cartões voltados para os programas concedidos pelo governo distrital (GDF) como o Bolsa Alimentação, Cesta Alimentação, Renda Emergencial, Prato Cheio, Mobilidade Cidadão e Material Escolar, contribuíram para os recebimentos dos benefícios para cerca de 238 mil famílias do DF, que iniciaram em 5 de fevereiro de 2020, totalizando a possibilidade de movimentar um montante aproximado de R$ 190 milhões.
“A parceria entre a Visa e o BRB já tem possibilitado que a população do DF possa ter acesso aos benefícios dos pagamentos digitais, ganhando mais agilidade e segurança em seu dia a dia. Nesse último ano, trabalhamos em conjunto para formatar credenciais pré-pagas específicas para esses importantes programas do governo do Distrito Federal (GDF)”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
A Visa vem trabalhando com governos em todo o mundo, dando suporte para suas agendas de transformação digital. A empresa possui uma ampla gama de soluções em pagamentos de G2C (government to citizen - Governo para os Cidadãos, em português) desenhadas por suas equipes de inovação para ajudar a resolver o desafio dos desembolsos de emergência.
No caso do desenvolvimento dos pré-pagos Visa BRB, os cartões foram pensados como uma opção prática e segura para que os beneficiários acessem e façam uso, sem grandes burocracias, dos auxílios governamentais a que têm direito. Eles também facilitam a vida da população desbancarizada, pois não requer a abertura de conta e os inclui financeiramente e digitalmente. Por meio do aplicativo BRB Social, por exemplo, os beneficiários têm a comodidade de acompanhar suas transações, saldos e extrato.
As soluções oferecem segurança, interoperabilidade e transparência, favorecendo ainda a capacidade de auditoria às entidades envolvidas. “Trata-se de um grande benefício gerado tanto à população quanto para instituições financeiras e governos. Com as credenciais de pagamento, além de proporcionar fácil acesso e utilização aos beneficiários, promovemos também inclusão digital para populações carentes. Com a digitalização de pagamentos desses subsídios de emergência e o incentivo ao uso dos pagamentos digitais, os governos também passam a ter maior controle e informação sobre o uso devido dos benefícios oferecidos, além, claro, de incentivar a formalização e movimentar a economia. Dessa maneira, colaboramos para proporcionar de forma mais rápida e segura o acesso ao benefício por milhões de cidadãos em situações de emergência e necessidade”, complementa Eduardo Barreto, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil.
Com esse trabalho, a Visa reforça seu compromisso de promover e implementar soluções de pagamento digital inovadoras e acessíveis para ajudar as pessoas, as empresas e os governos a participarem de forma ativa da economia digital, permitindo-lhes um desenvolvimento social e econômico crescente.