Com token, taxa de fraude online cai 20% e conversão de vendas aumenta 30%, de acordo com a Visa
A tokenização, que inclui uma camada de segurança às transações realizadas no mundo digital, será fundamental para possibilitar a próxima revolução dos pagamentos, seja por meio de um carro, um celular ou pela geladeira. O uso da tecnologia já é uma realidade no Brasil. O país registra taxas 20% menores em fraudes nas transações tokenizadas em relação ao número de fraudes encontradas em transações que não fazem uso da tecnologia, de acordo com dados da Visanet nos três primeiros meses de 2019.
Isso porque o processo oferece uma camada adicional de proteção, que pode ser restrita a um tipo de transação, estabelecimento comercial ou dispositivos específicos, dificultando a atuação de fraudadores e hackers. Com o Visa Token Service, solução de tokenização da Visa, os dados do cartão são substituídos por um identificador digital exclusivo, usado para processar pagamentos sem expor dados sensíveis da conta do portador do cartão.
Essa tecnologia ainda permite que emissores façam atualizações dinâmicas em credenciais – dados como os 16 dígitos da credencial de pagamento e data de validade – que podem ter sido perdidas, roubadas ou expiradas, tudo para proporcionar uma experiência ainda mais fluida a estabelecimentos comerciais e consumidores. “Por exemplo, vamos supor que você tem uma assinatura de algum serviço recorrente como transporte ou streaming. Quando o seu cartão expira ou é roubado, você precisaria atualizar todos os dados e todo o cadastro com as informações do novo cartão. Com a tokenização, isso não aconteceria. Uma credencial de pagamento é gerada para cada estabelecimento comercial e o consumidor não precisaria mais atualizar os dados do plástico” conta Percival Jatobá, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil.
Do lado do varejista, a solução tem garantido um incremento de 30% na taxa de autorização em relação às transações online tradicionais, também ainda de acordo com dados da Visanet, analisados entre os períodos de janeiro a maio de 2019.
Mais de 410 milhões de tokens já foram emitidos em todo o mundo pela Visa, e mais de 100 mercados estão aptos a usar a tokenização. No Brasil, registramos aumento de 300% nas transações tokenizadas no primeiro semestre deste ano em relação ao acumulado de todo o ano passado.
Assuntos relacionados
Você também pode se interessar por: