O Manisfesto da Aldeia Tokenizada
Se você é um dos que não vê a hora de fazer suas compras usando a sua geladeira, abastecer e pagar pelo computador de bordo do carro ou já utiliza o celular para pagar as compras do dia a dia, saiba que para tudo isso acontecer, de forma interoperável e segura, existe uma tecnologia fundamental operando nos bastidores chamada tokenização. E não me refiro àquele chaveirinho que você carregava e que tinham números que mudavam regularmente. Estamos falando aqui de um sistema global, multicanal e dispositivo que protege a sua transação. Os tokens gradativamente se tornam protagonistas no ecossistema digital e são os grandes responsáveis pela próxima revolução digital na indústria de pagamentos que se aproxima – a Internet das Coisas.
E, por isso, entendo ser esse um Manisfesto.
Primeiro, por causa de uma premissa básica da Visa e da indústria que é a segurança. Os fraudadores e os hackers vivem em busca dos dados das transações que ficam na nuvem para interceptá-los. Com a tokenização, eles até podem tentar conseguir, mas de nada servirá, já que os tokens “desvalorizam” os dados e são restritos, únicos para operações em determinado dispositivo móvel, estabelecimento comercial ou tipo específico de transação.
Segundo, os tokens melhoram fundamentalmente a experiência de pagamento e resolvem definitivamente um “clássico” da indústria de pagamentos. A tecnologia permite que emissores façam atualizações dinâmicas em credenciais perdidas, roubadas ou expiradas - tudo para proporcionar uma experiência fluida e ininterrupta aos consumidores. Ou seja: você não vai mais precisar atualizar seu cadastro no app de transporte, de streaming ou até mesmo na sua assinatura de jornais e revistas, cada vez que o seu cartão for trocado.
Terceiro, a tokenização segue os mais seguros, globais e interoperáveis padrões da EMVco fazendo com que os investimentos em segurança nos estabelecimentos comerciais sejam racionalizados e tratados de forma a privilegiar o mais importante: conversão de vendas com qualidade. Na Visa, temos dados que provam que as transações tokenizadas aumentam a conversão de vendas e diminuem as fraudes.
Quarta questão importante. Sim, voltamos a tão falada Internet das Coisas (IoT). Não existe IoT sem tokenização, assim como também será muito difícil ter a IoT sem o 5G - mas deixarei essa conversa para mais tarde.
Em resumo, ainda temos um longo caminho a percorrer como indústria e precisamos acelerar para sermos protagonistas dessa transformação. Para isso, algumas ações se fazem necessárias. Os emissores devem aumentar seu portfólio de clientes que têm acesso à tokenização e habilitar para todos os seus portadores, principalmente nas operações de card on file e de e-commerce. Além disso, a tecnologia tem que estar disponível para todos meios, seja crédito, débito, pré-pago, pessoa jurídica, etc. Os estabelecimentos comerciais e os credenciadores são fundamentais para que esse movimento acelere e, em breve, a tokenização terá um peso estratégico e um valor destacado aos que se apropriarem primeiro da tecnologia.
Independentemente do tempo que levar para que a nossa realidade, seja igual aos vídeos que vemos nos eventos que participamos, você e sua instituição precisam estar prontos para a próxima revolução digital que se aproxima. Bem-vindo a Aldeia Tokenizada!
Artigos recentes
Você também pode se interessar por: