Como protegemos os pagamentos por aproximação
Você pode não saber o que é a tecnologia de pagamento por aproximação, mas tenho certeza que já viu alguém usando essa solução em algum lugar. Trata-se da inovação por trás dos pagamentos por celular, os chamados pays, ou dentro dos vestíveis, como pulseiras, anéis e relógios.
A solução já é bastante comum em países como Canadá, Austrália e Reino Unido e tem ganhado cada vez mais força no Brasil. Segundo nossos dados, quase 80% dos terminais de pagamentos instalados no mercado brasileiro já estão habilitados para receber a tecnologia. Só para ter uma ideia de seu crescimento exponencial, o número de transações Visa por aproximação em 2018 foi superior a 1.000% se compararmos com o mesmo período de 2017.
E por qual motivo? Além de ser uma forma mais rápida e fácil de pagar, os cartões e outros dispositivos móveis aptos a pagar por aproximação oferecem forte proteção, sem jamais encostarem em um terminal de pagamento. A seguir, listei alguns fatos sobre a segurança dos pagamentos por aproximação.
Os cartões de pagamento por aproximação usam a mesma tecnologia segura que os outros cartões com chip da EMV.
Toda transação por aproximação inclui um código criptográfico válido para uma única transação, o que previne fraudes com cartões falsificados.
O cartão de pagamento por aproximação está entre os métodos de pagamento com os menores índices de fraude.
Ainda segundo nossos dados, o índice mundial de fraude com cartões de pagamento por aproximação caiu 33% entre 2017 e 2018.
Os fraudadores têm opções limitadas.
Ainda que um fraudador conseguisse se aproximar o suficiente para ler um cartão de pagamento por aproximação, ele não teria acesso ao nome do portador do cartão ou ao código de segurança de três dígitos, o que ajuda a prevenir o uso de cartões falsificados e fraudes no comércio eletrônico.
Os pagamentos por aproximação são protegidos pelas mesmas tecnologias que as outras transações da Visa.
Todo produto de pagamento da Visa tem proteção em níveis de cartão, terminal e rede. Os portadores de cartão da Visa se beneficiam de múltiplas camadas de segurança, que operam nos bastidores de todas as transações para prevenir a fraude nos pagamentos - antes que ela possa acontecer. Protocolos seguros, inteligência artificial, machine learning, analítica em tempo real, algoritmos criptográficos e muitas outras camadas trabalham juntas para prevenir fraudes.
A segurança integrada nos produtos de pagamento da Visa, combinada a múltiplas camadas de segurança por trás de cada transação, explica por que a Visa conseguiu manter os índices de fraude estáveis e próximos dos menores níveis históricos - menos de um décimo de um por cento.
As soluções de pagamento da Visa evoluem
Em parceria com outros participantes da indústria como um todo, como instituições financeiras, e com tecnólogos, comunidade acadêmica e outros mais, a Visa está constantemente adaptando, aprimorando e evoluindo suas soluções de pagamento para identificar e solucionar novos riscos. Quando apropriado, fazemos mudanças na tecnologia e na infraestrutura para mitigar riscos. Como resultado dessa colaboração, os cartões de pagamento por aproximação são uma forma segura de pagar, e os consumidores podem usá-los com tranquilidade.
Com o crescimento da adoção dos pagamentos por aproximação por consumidores no mundo inteiro, a Visa está comprometida em entregar as melhores experiências de cliente possíveis com mais segurança. Não deixe de participar dessa tendência, de ganhar tempo no seu dia a dia, por medo ou insegurança.
Artigos recentes
Você também pode se interessar por: