As livrarias precisam investir cada vez mais em suas operações online para continuar crescendo. Foi o que constatou a área de consultoria da Visa, Visa Consulting & Analytics (VCA), ao analisar as compras realizadas com cartões Visa nas livrarias (online e offline) em 2016 e 2017 em todo o País. Os dados comparativos entre os dois anos mostram que o faturamento do setor como um todo caiu 5%, muito puxado pelo desempenho das lojas físicas, mas no e-commerce e no m-commerce, o cenário é completamente diferente. O faturamento nas lojas online cresceu 10,4%.
O crescimento do faturamento no mundo virtual também foi acompanhado pelo aumento no número de consumidores e de transações, 7,8% e 9,4% respectivamente, enquanto que o ticket médio subiu menos que 1% nas lojas virtuais. Nas lojas físicas das livrarias, o cenário é outro.
O faturamento caiu 9,6% assim como também houve diminuição do número de consumidores (14,7%) e de transações (14,4%). Em contrapartida, o ticket médio cresceu 5,5% em comparação aos preços de 2016. A participação do e-commerce no total do setor evoluiu em 2017, representando quase 27% do faturamento ante 23% no ano anterior.
“Outro ponto interessante da análise está ligada à diversificação do mix de produtos. Percebemos que algumas categorias como presentes cresceu em relação ao ano anterior, principalmente nas lojas físicas. Isso mostra que essa expansão de portfolio aliada à estratégia e inteligência é extremamente saudável para o negócios”, finaliza Santoro.
O análise realizada pela Visa Consulting & Analytics sobre a perfomance das livrarias está em linha com uma outra realizada esse ano pela mesma consultoria sobre o setor de vestuário. Ambas deixam claro a importância das operações online dos estabelecimentos comerciais. “Percebemos que o brasileiro está migrando para a internet. O potencial da Internet é extremamente atraente e seu crescimento deve ser vertiginoso, por isso, vale a pena melhorar a experiência de pagamento dos consumidores no mundo online”, conta Rodrigo Santoro, Diretor Executivo da Visa Consulting & Analytics no Brasil.
O Digital Score
Outro destaque na análise que contribuiu para o aumento da representatividade das compras online no setor de livrarias foi o crescimento das compras digitais, principalmente com a popularização de serviços de compras de livros por apps. Para melhor entender o comportamento de consumo do brasileiro no mundo digital, Visa Consulting & Analytics apresentou pelo segundo ano o Score Digital. O modelo estatístico revelou que quatro em cada dez brasileiros portadores de cartão Visa são digitais e mais de 71 mil compras digitais já aconteceram por hora no país em 2017, um aumento de 25% quando comparado a 2016. A análise revelou ainda que mais de 50% de pessoas com cartão Visa fizeram transações online nos últimos 3 meses, crescimento de mais 30% em relação ao ano anterior.
O modelo estatístico analisa uma série de variáveis, como intensidade de uso, variedade de comércios online, amplitude de valores gastos, evolução versus tempo, entre outras. São estudadas pela Visa todas as operações realizadas nas lojas virtuais e nos aplicativos, divididas nas seguintes dimensões: Streaming, Social Media, Central de Apps, E-commerces Tradicionais e Inovadores, Apps de Transporte e Turismo.
O segmento de streaming ainda se destaca na quantidade de transações online, juntamente com o segmento de transporte, encabeçadas principalmente pela pulverização dos aplicativos de taxis e de carros compartilhados e dos serviços de compartilhamento de filmes, músicas e séries – somados representam aproximadamente 30% das transações digitais. Isso é relevante pois são segmentos considerados porta de entrada para o consumo digital.
Sobre Visa Consulting & Analytics
A Visa Consulting & Analytics conta com uma equipe de especialistas globais com décadas de experiência em consultoria no âmbito da estratégia, operacional, do risco e econômico da indústria de pagamentos. Por meio de técnicas de analytics baseadas na rede de pagamentos com mais transações de compras do mundo, nossa equipe de especialistas viabiliza o acesso a estratégias comprovadas e insights fundamentados em dados que servirão de apoio para atingir seus objetivos do negócio.
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