Nos últimos anos, a Visa vem protagonizando uma série de mudanças internas que consequentemente impactam de forma direta o ecossistema. Estamos nos posicionando como empresa de tecnologia e não mais da indústria financeira. Abrimos nossos produtos e serviços via APIs e estimulamos a inovação aberta de soluções centradas no ser humano. Trouxemos tecnologias inovadoras para o mercado nacional como os wearables, a biometria para autenticação de compras e o Visa Checkout para facilitar as compras online. Lideramos inúmeras sessões de design thinking com clientes e parceiros em nosso Innovation Studio de São Paulo para cocriar o futuro da indústria de meios de pagamento no Brasil. Sem dúvida, muitas novidades positivas para comunicar, mas seria essa a função da área de marketing em um momento tão disruptivo como o que vivemos?
Aqui, na Visa, a resposta é não. A inovação tem sido nossa aliada e marcado presença de forma ativa em campanhas e promoções. Não só por trazer novos formatos e interfaces, mas também por possibilitar uma melhor experiência ao usuário e um nível de prestação de serviço superior. Basta olhar como temos explorado os benefícios da inteligência artificial para facilitar processos: foi por meio do chatbot do Facebook Messenger do @Visa_Br que as pessoas puderam participar da campanha que possibilitou aos vencedores usar suas tatuagens para carregar seu cartão de pagamento durante o Rock in Rio. Essa mesma ferramenta é também a interface que viabiliza o benefício de valet gratuito em alguns dos melhores restaurantes de São Paulo. Além disso, nosso “robozinho” tem se mostrado um recurso muito eficiente para sanar dúvidas de consumidores e até mesmo viabilizar a solicitação de um Cartão Visa junto a um emissor parceiro. Um ano após o lançamento do chatbot da Visa, foram 700 mil interações com quase 185 mil pessoas e, do total que responderam à pesquisa de satisfação, 86% classificaram a experiência como boa ou ótima.