Startups dividem experiências com futuros empreendedores
Ter um negócio próprio ou uma startup talvez seja o sonho de muitos brasileiros que buscam o empreendedorismo, porém se manter no mercado e crescer pode não ser uma tarefa tão fácil. Mesmo com conhecimento do mercado e profissionalismo na área em que se busca investir, a grande maioria das startups acabam ficando pelo caminho.
Há três anos, o Programa de Aceleração Visa investe e desenvolve o empreendedorismo e novas soluções para o mercado. As empresas recebem mentorias de executivos, têm a oportunidade de ir ao Vale do Silício revisar sua estratégia de negócio, fazer benchmark, além de validar se a solução criada por eles pode ser internacionalizada.
Algumas das startups que participaram do programa contam um pouco da sua experiência e dividem algumas dicas com futuros ou novos empreendedores.
Edgar Scherer, um dos sócios da Getmore, empresa que oferece soluções para fidelizar clientes, colaboradores e canais de venda, traz algumas dicas do dia a dia de uma startup. “O fundador tem que estar preparado para ouvir alguns nãos e absorver momentos de frustração durante a jornada. As ideias inovadoras são muito importantes, mas a execução eficiente é a chave para o sucesso”. Ainda segundo ele, os principais obstáculos para iniciar um negócio são tempo, dinheiro e apoio. “É preciso ser forte para não desistir do negócio antes que ele decole”, garante o empresário.
Já Uasden Ferreira, CEO e fundador da Safeticket, plataforma de venda de ingressos para eventos, garante que é importante pesquisar muito e focar nas soluções para atender os clientes da melhor forma possível, garantindo uma boa jornada e experiência. Outra dica é atrair e manter os talentos, que podem fortalecer o negócio. “Entre as maiores dificuldades estão a desconfiança dos clientes no início e a dificuldade de encontrar uma equipe experiente”, diz Ferreira.
Lidar com a ansiedade, expectativa e um orçamento enxuto foram coisas que exigiram muito também dos fundadores da Neomode. A busca por novos mercados e clientes também fez Fabiola mudar-se para São Paulo e enfrentar uma mudança na sua realidade pessoal, além da profissional.
Beatriz Montiani, diretora de Soluções e Inovação da Visa, recomenda outras dicas importantes para quem quer ter sua própria startup:
1) Não se apaixone pela sua ideia. Analise se ela resolve de fato uma dor de seu cliente e valide com possíveis usuários;
2) Pesquise muito sobre o seu nicho de mercado, sempre haverá aprendizados;
3) Mantenha o foco no que quer realizar e construir;
4) Monte um plano de negócios, com metas e objetivos claros;
5) Fique atento ao momento certo de concluir negócios, não perca oportunidades;
6) Atraia e mantenha talentos diversos e melhores que você para complementar seu time;
7) Controle suas finanças, tenha um plano detalhado;
8) Não tenha pressa para suas conquistas;
9) Avalie o melhor momento de buscar investimento;
10) Seja persistente e humilde.
Assuntos relacionados
Você também pode se interessar por: