Visa Tap to Phone transforma a maneira como vendedores aceitam pagamentos no mundo todo
Em tempos de Covid-19, quando o mundo se volta cada vez mais para os pagamentos digitais, um simples app para celular pode ajudar milhões de vendedores em todo o mundo a aceitar pagamentos por aproximação de forma rápida e segura, melhorando também a experiência de checkout dos compradores. Após testar Visa Tap to Phone no decorrer do último ano, a Visa informa que o produto já está disponível em mais de 15 mercados e que planeja lançá-lo nos Estados Unidos em breve. A iniciativa irá acelerar o crescimento global da empresa no restante do mundo com a ajuda de mais de 35 novos parceiros.
A solução de baixo custo Tap to Phone transforma a geração atual de smartphones ou tablets Android em terminais POS baseados em software (softPOS) tornando-os aptos a aceitar pagamentos por aproximação sem a necessidade de equipamentos adicionais. O lançamento faz parte do compromisso da Visa de habilitar digitalmente 50 milhões de micro e pequenas empresas, permitindo que acessem a economia digital rapidamente, evitem a perda de vendas e melhorem o fluxo de caixa aceitando pagamentos por aproximação a qualquer momento, em qualquer lugar.
O número de vendedores que usam Tap to Phone cresceu 200% no último ano e o produto está disponível hoje em muitos países da Europa, Oriente Médio, África, Ásia Pacífico e América Latina. Os lançamentos mais recentes de Tap to Phone foram na Bielorrússia, Malásia, Peru, Rússia e África do Sul e já há planos de lançamento para Brasil, Itália, Reino Unido e outros países.
Oportunidade para Tap to Phone em números:
- Dois bilhões de dispositivos Android no mundo poderiam se transformar em máquinas1 de aceitação de pagamento.
- Tap to Phone é especialmente promissor para micro e pequenos estabelecimentos comerciais do mundo todo – em muitos mercados emergentes, menos de 10% das PMEs aceitam pagamentos digitais2.
- Em pesquisa realizada pela Visa3, 63% das PMEs disseram estar propensos a adotar Tap to Phone em seus negócios e mais de 50% dos consumidores estão propensos a usar se tivessem a opção de fazê-lo.
“Há cinco anos, a Visa se propôs a habilitar praticamente qualquer dispositivo IoT ou móvel para fazer pagamentos e, hoje, estamos habilitando muitos desses mesmos dispositivos para aceitar pagamentos de uma forma muito simples, usando Visa Tap to Phone”, diz Mary Kay Bowman, head global da Visa. “Com bilhões de telefones ao redor do mundo aptos a serem habilitados, transformá-los em dispositivos de aceitação de pagamento gera uma oportunidade enorme. Visa Tap to Phone pode ser uma das maneiras mais profundas de reinventar a experiência de compras físicas”.
Os pagamentos por aproximação, ou tap to pay, estão crescendo muito rápido em tempos de Covid-19. A Visa notou que as transações de pagamento por aproximação cresceram 40% em relação ao ano anterior4. Em pesquisa recente da Visa, quase metade dos consumidores (48%) disse que não compraria em locais que só oferecem métodos de pagamento que exigem contato com o caixa ou com um dispositivo compartilhado, como um leitor de cartão5; portanto, é fundamental que as empresas aceitem outros métodos de pagamento além de dinheiro em espécie.
Compras presenciais são reinventadas e vão além dos limites do POS
Segundo dados da Visa6, restaurantes casuais, recursos de viagem e supermercado são hoje as categorias de uso mais típicas das soluções softPOS. Entretanto, o pagamento Tap to Phone pode melhorar a experiência do consumidor de várias maneiras, entre as quais:
- Fim das filas: as ordens de distanciamento social exigem que as pessoas se mantenham a uma distância mínima de 1,5 metro umas das outras, o que pode criar filas enormes. Com Tap to Phone, os funcionários podem fazer o checkout dos clientes rapidamente, em qualquer lugar da loja.
- Transporte público: no Japão e na Bielorrússia, a Visa foi a primeira a mostrar como Tap to Phone pode ajudar a eliminar as máquinas de venda de bilhetes e outros equipamentos de validação usados pelos cobradores.
- Empresas nômades e baseadas em serviços: o vendedor vende de qualquer lugar e recebe imediatamente sem ter um equipamento de POS ou adicionar acessórios de pagamento.
- Pagamento na entrega: Tap to Phone facilita a vida dos consumidores ao pagarem a entrega, eliminando o uso do dinheiro e limitando o contato durante a transação.
Como o Tap to Phone funciona
Os vendedores baixam o app suportado por seu credenciador, se registram, selecionam o banco participante e, em alguns minutos depois, já podem começar a aceitar pagamentos por aproximação. Tap to Phone tem a segurança de uma transação com chip EMV, onde cada transação contém um criptograma dinâmico que não pode ser reutilizado.
“Estamos sempre buscando melhorar a experiência do cliente, seja com serviços personalizados ou facilitando o pagamento. Tap to Phone entra justamente aqui. Os clientes ficam curiosos e impressionados quando processamos o pagamento usando apenas o celular. Tap to Phone tem sido útil nas vendas em loja e nas entregas de produtos sem contato pessoal, ajudando o consumidor a ficar em casa e a pagar com cartão, o que os deixa mais confiantes em nossa marca”, disse Karla Avila, fundadora da Extenclip, na Costa Rica.
Construindo uma rede global de parceiros para acelerar a disponibilidade do produto
Outro anúncio realizado recentemente diz respeito ao programa Visa Ready for Tap to Phone, que irá acelerar a disponibilidade do produto em todo o mundo, e pode ajudar os fornecedores de soluções a reduzir aproximadamente dois meses para poucas horas o tempo de avaliação funcional. Agora, o programa Visa Ready for Tap to Phone permite que as empresas de tecnologia obtenham a certificação Visa Ready, o que deixa os vendedores confiantes de que a solução tecnológica que eles escolheram atendem aos altos padrões de segurança da Visa. Alguns dos primeiros participantes do programa Visa Ready for Tap to Phone são Cellfie, Center of Corporate Technologies M4Bank, Digitsecure, GeoPagos, IBA Group, MYPINPAD, PayCore, Phos, Quest, Rubean, SmartPesa, SoftPos, Soft Space e Techno.
Outros parceiros de tecnologia, credenciadores e governos aprovados pela Visa são Alfa Bank Kazakhstan, CIMB. FirstData, FT Technologies, Halyk Bank, Hong Leong Bank, Kazpost, MagicCube. Maybank, Niubiz, Oschadbank, Payments Sense, PostePay, Priorbank, Promerica, Russian Standard Bank, e Symbiotic.
Visite o site do Visa Ready e conheça mais sobre a solução.
1 IHS Markit cited by NFC Forum; Dezembro de 2019
2 “Small Merchants, Big Opportunity, The Forgotten Path to Financial Inclusion,” Dalberg
3 “Understanding The Future of International Tap to Phone Acceptance Study,” Visa
4 Visa Inc, Q2 2020 Earnings
5 “Visa Back to Business Study,” Agosto de 2020
6 Dados fornecidos pelos participantes do programa Visa Tap to Phone de janeiro a setembro de 2020.
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