Com o objetivo de transmitir noções básicas de consumo consciente, o programa de educação financeira da Visa, o Finanças Práticas, apresenta e patrocina o espetáculo teatral “Um Presente para Ramiro”. A peça ensina de uma forma lúdica a planejar e guardar dinheiro para atingir um objetivo.
Em temporada gratuita com circulação pelos CEUs e Fábricas de Cultura de São Paulo, o espetáculo voltado para crianças de 12 a 14 anos já tem 40 apresentações programadas até março do próximo ano. A peça também será apresentada em algumas das ONGs apoiadas pelo programa Visa Causas.
“Investimos no patrocínio da peça teatral por compartilhar da opinião de que, com uma melhor organização e planejamento de suas finanças, todos podem alcançar seus sonhos de uma maneira responsável”, afirma Sabrina Sciama, diretora de comunicação da Visa. “As crianças têm um forte poder de influência dentro de sua casa e podem levar toda a família a adotar fundamentos aprendidos, como fazer um orçamento e poupar. Na Visa, acreditamos que consumidores mais conscientes tomam melhores decisões financeiras, que impactam a vida de toda a sua comunidade”.
A trama narra as descobertas de Ramiro em seu aniversário de 12 anos. Na véspera desse dia, seu avô Miguel, que diz ter poderes especiais, entra nos sonhos do neto para descobrir quais são os desejos dele. Depois de perceber que o garoto não aceita ficar sem presentes caros, o avô decide ensiná-lo sobre o valor das coisas. Com a ajuda da prima Valentina e de Fortuna, um cofre em forma de um porquinho falante, o avô propõe uma viagem ao passado para apresentar a Ramiro os sonhos e a história de seus pais. A proposta é mostrar o conflito entre o querer e o não poder – presente na realidade de muitas famílias brasileiras – e as possíveis saídas éticas para essa questão. A encenação evidencia a importância do valor real das coisas e não a importância de ter o que é caro, o que está na moda, o que dá status. Trata, ainda, de importantes valores familiares.