A Visa do Brasil acaba de ser eleita como uma das empresas mais inovadoras do País por um veículo de renome nacional. Foi com muito orgulho e satisfação que recebi a notícia, reflexo do esforço e da incanssável busca de tantas pessoas, não só aqui no Brasil como em toda a Visa globalmente, por soluções que ofereçam conveniência, eficiência e segurança para todos os nossos clientes. Trabalhar com inovação é um desafio diário, principalmente em meio a tranformação digital em que vivemos. A rapidez com que as mudanças acontecem realmente pode assustar qualquer um. Mas tenho aprendido que a melhor forma de ser protagonista dessa transformação é por meio da inovação aberta.
Nossa abordagem baseia-se na colaboração com múltiplas organizações que se empenham para melhorar a experiência dos consumidores, entre as quais, instituições financeiras, estabelecimentos comerciais, governos e startups. Globalmente, abrimos nossa rede de pagamento, por meio de APIs, para trabalhar com terceiros. Esse é, com certeza, um movimento crucial para sermos uma das empresas mais inovadoras.
5 mudanças positivas que nos transformaram em uma das empresas mais inovadoras do Brasil
No Brasil, também fizemos muitas mudanças que com certeza nos colocaram em um novo patamar dentro da indústria. Viramos referência. Por isso, decidi elencar alguns momentos que aconteceram no Brasil nos últimos anos importantes para sermos escolhidos como uma das empresas mais inovadoras do País.
- Abrimos, em setembro de 2016, o nosso Estúdio de Inovação em São Paulo. É nesse espaço que reunimos funcionários da Visa, clientes e startups para cocriar o futuro da indústria de tecnologia de pagamento do Brasil. Nosso centro de inovação testemunhou o surgimento de soluções de inteligência artificial, formas de facilitação de pagamento digitais, entre outros. Nossos clientes chegam com o problema que querem resolver e, por meio da metodologia de design thinking, conseguimos sair da sessão de cocriação com soluções e produtos assertivos. Ganhamos agilidade. Muitas vezes, lançamos projetos complexos e seguros em menos de 3 meses – o que tem sido uma verdadeira revolução dentro da indústria.
- Aqui na Visa não tem mais uma equipe responsável por inovação. Todos os funcionários da empresa participam dos processos de desenvolvimento de soluções. Desde que implementamos metas compartilhadas, conseguimos gerar uma troca de experiência de riqueza incomensurável entre executivos das mais diversas áreas. Hoje, vemos em um único grupo de trabalho uma mescla de conhecimento e de experiências extremamente rica das mais diferentes áreas, como adquirência, finanças, comercial, produtos, comunicação, varejo, segurança, entre outras.
- Ao estreitarmos o relacionamento com as startups, crescemos juntos. Nos últimos dois anos, nos aproximamos do ecossistema de empreendedorismo digital por meio do Programa de Aceleração Visa. Até o final do ano, mais de 50 startups passarão por nosso programa e o mais importante é que aprendemos tanto quanto eles. Além da aceleração, temos realizado hackathons e competições entre startups, o que tem dinamizado nossas inovações no mercado.
- Fizemos questão de colocar nossos funcionários, de todos os cargos e áreas, para trabalharem como mentores das fintechs que participam do nosso Programa de Aceleração de Startups, por entender que é preciso aprender com o mindset dos empreendedores digitais a como pensar rápido, a perder o medo do erro e a buscar resultados exponenciais. E isso não deve ser centralizado nas áreas voltadas a tecnologia apenas. Engana-se quem pensa que inovação é necessariamente algo hightech. Desde que entrei na Visa, me surpreendi com a quantidade de inovação liderada por áreas processuais como contas a pagar, por exemplo. Entender como fazer o mesmo de uma forma mais ágil, conveniente e melhor também é ser disruptivo e esse time tem feito isso como ninguém.
- Para ser inovador, é preciso ser ousado e provocar mudanças. É isso que temos feito com os emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais. Por exemplo: acabamos de adicionar o débito em plataformas digitais, projeto que lideramos em junto com os apps e os emissores. Isso foi uma transformação na experiência do usuário, que ganhou tempo no ato de pagar e foi incluído digitalmente, já que muitos, sem cartão de crédito, não podiam pagar eletrônicamente os aplicativos de transporte, streaming, etc. Como indústria, a decisão foi totalmente disruptiva e pioneira, e ter parceiros que compram essa batalha conosco e que dividem esse mindset focado no design centrado no ser humano é recompensador. Somos case de sucesso internacional, não apenas com esse projeto, mas também com reconhecimento facial, chatbots, wearables, etc.
O prêmio de empresas mais inovadoras é com certeza um excelente reconhecimento, mas ver a evolução do mercado como um todo - aberto ao novo, quebrando paradigmas e revolucionando o sistema - é o principal indicativo de que estamos no caminho certo. Divido esse prêmio com nossos clientes que têm entendido e participado da proposta de valor que oferecemos e, principalmente, dos funcionários da Visa do Brasil que têm levado a sério o compromisso de serem os protagonistas da indústria de tecnologia de meios de pagamento no Brasil.
Perguntamos aos funcionários da Visa o que é inovação para cada um, confira o que eles responderam no vídeo abaixo.
Assuntos relacionados
Você também pode se interessar por: